Saiba o que é necessário e como é feita a declaração de IR para indústrias
Aprenda a fazer a declaração de IR de forma segura e simples, além dos documentos necessários para cumprir com sua obrigação fiscal
A declaração de IR gera diversas dúvidas sobre como deve ser feita, pois existem uma série de regras a serem cumpridas na hora de elaborar o documento.
Dessa forma, é preciso estar atento a todos os detalhes, visto que qualquer erro ao preencher sua declaração pode levá-lo à malha fina.
Mas, afinal, você sabe como funciona a declaração de Imposto de Renda para as indústrias?
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A AP Consultoria pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Confira nosso post e veja os principais detalhes relacionados ao assunto!
Como é feita a declaração de IR?
A declaração do Imposto de Renda é feita periodicamente pelo cidadão, que deve informar seus bens e rendimentos do ano anterior à Receita Federal.
Para fazer a declaração, é necessário seguir os seguintes passos:
- Baixe e instale o Programa Gerador de Declaração em seu computador;
- Selecione a opção “Nova Declaração”;
- Preencha as informações solicitadas, como tipo de rendimento, nome e CNPJ e o valor dos rendimentos.
- Confirme os dados solicitados e envie.
Caso seja necessário obter maiores instruções, elas estão disponíveis no menu “Ajuda” ou acionando a tecla “F1” no campo desejado.
Qual o prazo para entrega da declaração de IR?
O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2023, referente ao ano-calendário 2022, começou em 15 de março e termina em 31 de maio.
A mudança no prazo foi feita pela Receita Federal para permitir mais tempo para os contribuintes reunirem os documentos e preencherem a declaração.
É importante lembrar que quem entrega a declaração antes tem mais chances de receber a restituição nos primeiros lotes.
Portanto, é recomendável não deixar para a última hora e enviar uma declaração o quanto antes, dentro do prazo estabelecido pela Receita Federal.
Saiba mais sobre a declaração de IR nos materiais abaixo:
O que é necessário para declarar IR?
Para fazer a declaração do Imposto de Renda, é necessário apresentar documentos pessoais, como RG, CPF, certidão de nascimento e título de eleitor.
Além disso, é preciso ter em mãos o comprovante de residência, dados bancários, informe de rendimentos, cópia da última declaração de IR, entre outros documentos que comprovam os rendimentos e despesas do contribuinte.
É importante verificar a lista completa de documentos exigidos pela Receita Federal para garantir que todos os documentos necessários estejam disponíveis.
A importância da contabilidade para indústrias
Conte com uma equipe que está aqui para te auxiliar a manter sua indústria em dia com as obrigações fiscais, oferecendo soluções coerentes e voltadas ao objetivo de que você só pague os impostos necessários.
Você terá profissionais qualificados e experientes auxiliando em todos os processos pertinentes à contabilidade, garantindo que a sua indústria alcance a estabilidade financeira e a organização contábil que você tanto deseja.
Conte conosco, da AP Consultoria
Desde 1995, a AP Consultoria tem realizado sonhos.
Nos estabelecemos no mercado com uma história de muito trabalho e dedicação, pois prezamos pela honestidade e integridade em nossos serviços e buscamos honrar os compromissos assumidos.
Na AP Consultoria você tem duas unidades no interior de São Paulo e uma na capital, em Taquaritinga, Ribeirão Preto e na cidade de São Paulo.
Aqui, os clientes podem encontrar as ferramentas certas para impulsionar seus negócios.
Clique aqui para contar com nossa contabilidade especializada para indústrias!